Representações portuguesas e brasileiras da identidade nacional portuguesa no século XX
Palavras-chave:
identidade nacional portuguesa, nacionalismo, raça,Resumo
O artigo analisa as interpretações raciais e não raciais da identidade nacional portuguesa no século XX, considerando suas intercessões com o nacionalismo oficial do estado. O artigo é baseado na obra de quatro intelectuais, portugueses e brasileiros, que exerceram grande influência sobre as representações da identidade nacional portuguesa: Mendes Correia, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda e Jorge Dias. A reflexão sobre as obras pôs em evidência relações, afinidades e confrontos entre os textos e os seus autores, revelando não só modificações operadas no campo intelectual, mas também evoluções na definição do nacionalismo oficial. A construção da análise levou em conta não só os contextos de produção das obras, mas também suas formas peculiares de recepção.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).