O Brasil Visto pela Imprensa Européia: brasilianismo, samba e o BRICS

Autores

  • Jonathan Freyer

Resumo

O autor aborda a maneira como o Brasil é mostrado pela mídia européia, o que denomina Brasilianismo. Ao Brasilianismo Fryer associa não só a distorção da realidade brasileira para o público europeu – o Brasil é interpretado como exótico e atrasado –, mas, também, uma influência negativa sobre o modo como se vêem os próprios brasileiros. Nas palavras do autor, “o Brasilianismo reforça a inegável auto- percepção entre muitos brasileiros de que o país é incuravelmente limitado sob vários aspectos culturais e sociais, o que o impede de entrar para o topo do ranking das nações do mundo”. Finalizando, considera que essa imagem do Brasil na Europa está mudando.

Biografia do Autor

Jonathan Freyer

O escritor, conferencista e locutor Jonathan Fryer (M.A., Oxon) é autor de uma dúzia de livros de não-ficção e tem informado sobre o mundo, principalmente para a emissora BBC. Atualmente, Fryer profere palestras em tempo parcial na London University’s School of Oriental and African Studies (SOAS).

Downloads

Como Citar

Freyer, J. (2013). O Brasil Visto pela Imprensa Européia: brasilianismo, samba e o BRICS. Revista De Ciências Sociais, 40(1), 99–106. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/499