Fronteiras Simbólicas Borradas na Transição de Ciclos Políticos: a campanha para o Governo do Ceará em 2006
Resumo
A campanha eleitoral, no estado do Ceará, em 2006, objeto de análise deste texto, evidencia o fim de um ciclo da política cearense que se prolongou por 20 anos, nomeado de “Era Tasso”. A transição, entretanto, não estabeleceu nítidas fronteiras imbólicas que anunciassem um novo ciclo político, em razão de peculiaridades dos arranjos e alianças, formais e informais, que interditaram ou reduziram um discurso político explicitamente anti Tasso, pelos dois candidatos que lideravam as pesquisas eleitorais. A ruptura simbólica com o passado, a contraposição entre continuidade e a mudança, esta supostamente esperada em uma conjuntura de transição de ciclos políticos não encontrou, assim, condições de efetivar-se. A análise das estratégias discursivas adotadas pelos mencionados candidatos sugere uma busca de distanciamento da imagem política de Tasso, deslocando-a para espaços marginais do campo político cearense.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).