Ao Vivo, de Brasília: escândalo político, oportunismo midiático e circulação de notícias

Autores

  • Alessandra Aldé
  • Fábio Vasconcellos

Resumo

Este trabalho analisa a interação entre mídia e política, na veiculação de matérias obre o chamado “escândalo do mensalão”, ocorrido no Brasil, em 2005. Tal fenômeno apresenta-se como emblemático para a investigação social de comportamentos já presentes em outros contextos, em que os veículos de comunicação tomam a iniciativa de denunciar, e têm suas narrativas apropriadas, como documentos, por atores políticos diversos. Acrescente-se que a transmissão das notícias em tempo real deu novo alcance à visibilidade e ao oportunismo midiático dos personagens envolvidos nas denúncias. O tipo de escândalo, aliado aos critérios de divulgação praticados pela imprensa brasileira, e à emergência de novas possibilidades de comunicação midiática, alimentaram a dependência mútua entre a esfera política e os meios jornalísticos, permitindo uma pluralidade de versões, ausente em episódios anteriores, e ampliando o interesse público.

Biografia do Autor

Alessandra Aldé

Doutora em Ciência Política, professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pesquisadora associada do Doxa/Iuperj.

Fábio Vasconcellos

Jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Downloads

Como Citar

Aldé, A., & Vasconcellos, F. (2013). Ao Vivo, de Brasília: escândalo político, oportunismo midiático e circulação de notícias. Revista De Ciências Sociais, 39(2), 61–69. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/508