Cidadania Violenta: expressão de um paradoxo?
Resumo
Exercício de análise que pretende explorar um novo olhar sobre práticas e representações políticas que se fundam na violência colonial. Aborda situações nas quais ações voltadas para a efetivação e direitos de cidadania configuram-se em expressões de violência. Toma como campo empírico ações de educação e saúde indigenistas, procurando pensá-las a partir da noção de cofonialidadedo poder (Quijano 2005). A reflexão toma como parâmetro a perspectiva desenvolvida por Edgar Londa (2005), referente à naturalização das relações sociais numa ordem liberal que se pretende a desejável e única possível.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).