Da “Era Vargas" à FHC: transições políticas e reformas administrativas
Resumo
O texto apresenta uma retrospectiva descritiva de abordagens e teorias que guiaram os diversos momentos das reformas administrativas no Brasil desde a década de 1930. Delimitou três modelos que marcaram a institucionalização do setor público: o burocrático-racional (1938), o empresarial (1967) e o gerencial (1995). Sugeriu que a consolidação de uma administração pública eclética que reforçou o peso das barganhas políticas em detrimento do desempenho institucional, gerando uma invasão de atribuições principalmente entre as três instâncias da federação brasileira.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).