Algumas contribuições de Carlos Cossio a um eidética sociológica

Autores

  • A. L. Machado Neto IESP-UERJ

Palavras-chave:

Filosofia e sociologia

Resumo

A fenomenologia e, de certo modo não de todo explicito, também a filosotia da existêncla encontram-se, hoje, na ordem do dia das preocupações teóricas de certas correntes sociológicas.

Biografia do Autor

A. L. Machado Neto, IESP-UERJ

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1964), especialização em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1963), mestrado em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), doutorado em Sociologia pela Rutgers – The State University of New Jersey (1979). Realizou dois pós-doutorados no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (2006-2007, bolsa do CNPq e 2011, bolsa do ICS/UL). Atualmente é professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos/Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professor aposentado do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Coordenador Executivo do UrbanData/Brasil, membro do INCT/Observatório das Metrópoles, do NECVU (Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Violência, IFCS/UFRJ), e líder do CEVIS (Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: favela, sociabilidade, violência, cidadania e informalidade. Seu último livro (2008) é a coletânea "Vida sob cerco – violência e rotina nas favelas do Rio de Janeiro" (Faperj/Nova Fronteira) com resultados de pesquisa coletiva por ele coordenada. É bolsista de produtividade do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Referências

RCS Vol 5 N 2 1974

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Machado Neto, A. L. (2020). Algumas contribuições de Carlos Cossio a um eidética sociológica. Revista De Ciências Sociais, 5(2), 63–81. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/61017