Desenvolvimento Social e qualidade de vida

Algumas perspectivas de pesquisa

Autores

  • Simon Schwartzman Fundação Getulio Vargas / Iuperj

Palavras-chave:

desenvolvimento social

Resumo

Se o fim do desenvolvimento econômico é o homem, é necessário poder avaliar se este fim está sendo atingido quando a economia se desenvolve, e em que medida.

Biografia do Autor

Simon Schwartzman, Fundação Getulio Vargas / Iuperj

Simon Schwartzman é pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças, no Rio de Janeiro. Estudou sociologia e ciência política na Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em sociologia pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais (FLACSO, Chile), e doutorado em ciências políticas pela Universidade da California, Berkeley. É recipiente da Grão Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Educativo.
Vive no Rio de Janeiro desde 1969, trabalhando e ensinando na Fundação Getúlio Vargas e, até 1988, no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Foi professor de Ciência Política na Universidade de Minas Gerais (1962-1964); professor da Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) e Pesquisador do Centro de Pesquisa em História Contemporânea (CPDOC) e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (1969-1998); professor de Ciência Política e Diretor Científico do Núcleo de Pesquisa sobre Educação Superior da Universidade de São Paulo (1988-1994); técnico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) (1977-1979), Presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (1994-1998); diretor para o Brasil do American Institutes for Research (1999-2003); e pesquisador e presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade no Rio de Janeiro (2003-2018.
Foi pesquisador e professor visitante no Woodrow Wilson International Center for Scholars em Washington (1978), Universidade de Columbia (1986), Universidade da Califórnia, Berkeley (1985), Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (1987) École Pratique des Autes Études em Paris (1982/1983), Swedish Collegium for Advanced Studies in Social Sciences (SCAS) em Upsala (1986), St. Anthony’s College, Oxford (1994), Universidade de Stanford (2001) e Harvard (2004); foi presidente da Associação Brasileira de Sociologia e presidente do grupo de pesquisas sobre a sociologia da ciência e tecnologia da Associação Internacional de Sociologia.
Em 1985, foi o relator de uma Comissão Presidencial estabelecida pelo governo brasileiro para reorganizar o sistema de educação superior do país, e em 1993/1994 liderou um grupo de trabalho comissionado pelo Ministério Brasileiro de Ciência e Tecnologia e pelo Banco Mundial para preparar uma proposta política para o setor de ciência e tecnologia do Brasil. As conclusões desse trabalho foram publicadas em uma série de três volumes pela Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.
É editor e autor de, entre outros, Education in South America. London: Bloomsbury, 2015; Higher Education in the BRICS Countries – Investigating the Pact between Higher Education and Society (com Romulo Pinheiro e Pundy Pilay), Springer, 2015; Brasil: A Nova Agenda Social (com Edmar Bacha). Rio de Janeiro, LTC, 2011; Políticas Educacionais e Coesão Social – Uma Agenda latino-americana (com Cristian Cox), Rio de Janeiro, Elsevier; São Paulo: iFHC, 2009; University and Development in Latin America. Successful Experiences of Research Centers. Global Perspectives on Higher Education volume 14. Rotterdam: Sense Publishers, 2008; Os Desafios da Educação no Brasil (com Colin Brock), Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira, 2005; Pobreza, exclusão social e modernidade: uma introdução ao mundo contemporâneo. São Paulo, Augurium Editora, 2004; As causas da pobreza, Rio de Janeiro, Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2004; A Escola vista por dentro, com João Batista Araújo e Oliveira, Belo Horizonte, Alfa Educativa, 2002; Bases do Autoritarismo Brasileiro, Editora Unicamp, 5ª edição, 2015; Um Espaço para a Ciência: Formação da Comunidade Científica no Brasil, 4ª edição, Editora da Unicamp, 2015; e The New Production of Knowledge (com Michael Gibbons, Martin Trow, Peter Scott, Helga Nowotny e Camille Limoges, Sage, 1994.
É fluente em português, espanhol, inglês e sabe francês. É casado com Inez Maria Farah e tem quatro filhos.

Referências

RCS Vol 5 N 2 1974

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

Schwartzman, S. (2020). Desenvolvimento Social e qualidade de vida: Algumas perspectivas de pesquisa. Revista De Ciências Sociais, 5(2), 101–111. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/61019