Duelo entre Candidatos Poste: a campanha eleitoral pela prefeitura de Fortaleza em 2012
Palavras-chave:
Campanha eleitoral, Continuidade Política, Discursos EleitoraisResumo
Neste texto, analisamos a disputa entre as lideranças do governador e da prefeita que na busca de impor sua hegemonia no campo político cearense transformaram a campanha para a prefeitura de Fortaleza em um confronto travado não entre os próprios candidatos, mas entre as imagens dos patronos de suas candidaturas. Os candidatos, Elmano Freitas (candidato da prefeita) e Roberto Cláudio (candidato do governador) que chegaram ao segundo turno, enquadravam-se na categoria de “postes”, termo cunhado pela imprensa e utilizado por analistas políticos para reportar-se a um fenômeno que tem se tornado freqüente na política brasileira: a indicação por lideranças políticas já estabelecidas de candidatos desconhecidos do grande eleitorado, mas considerados depositários da sua confiança pessoal para disputa de postos no poder executivo e que funcionam como uma espécie de teste do prestígio e o capital político dos seus patronos.
Referências
BIZARRO, Aquiles Magildo; SILVA, Leandro Alves & ROCHA, Enivaldo C. Luzes no Poste: uma análise da eleição para prefeito de Recife em 2008. In: LAVAREDA, Antonio &
TELLES, Helcimara. Como o eleitor escolhe seu prefeito – campanha e voto nas eleições municipais. Editora FGV; Rio de Janeiro, 2011.
CARVALHO, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de & AQUINO, Jakson Alves de. 2011. A derrota de Tasso Jereissati na disputa para o Senado em 2010: Como entender a dissolução de suas bases eleitorais? Revista Debates (UFRGS), 5(2): 145-180.
MARTINS, José de Souza. A Política do Brasil - lupem e místico. Editora Contexto, São Paulo. 2011
NUNES, Edson de Oliveira. A gramática política do Brasil: clientelismo, corporativismo e insulamento burocrático. Garamond Universitária, Rio de Janeiro, 2010.
SINGER, André. Os Sentidos do Lulismo – Reforma Gradual e Pacto Conservador, Companhia das Letras, SP, 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).