Duelo entre Candidatos Poste: a campanha eleitoral pela prefeitura de Fortaleza em 2012

Autores

  • Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará
  • Monalisa Soares Lopes

Palavras-chave:

Campanha eleitoral, Continuidade Política, Discursos Eleitorais

Resumo

Neste texto, analisamos a disputa entre as lideranças do governador e da prefeita que na busca de impor sua hegemonia no campo político cearense transformaram a campanha para a prefeitura de Fortaleza em um confronto travado não entre os próprios candidatos, mas entre as imagens dos patronos de suas candidaturas. Os candidatos, Elmano Freitas (candidato da prefeita) e Roberto Cláudio (candidato do governador) que chegaram ao segundo turno, enquadravam-se na categoria de “postes”, termo cunhado pela imprensa e utilizado por analistas políticos para reportar-se a um fenômeno que tem se tornado freqüente na política brasileira: a indicação por lideranças políticas já estabelecidas de candidatos desconhecidos do grande eleitorado, mas considerados depositários da sua confiança pessoal para disputa de postos no poder executivo e que funcionam como uma espécie de teste do prestígio e o capital político dos seus patronos.

Biografia do Autor

Rejane Vasconcelos Accioly de Carvalho, Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1971), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB - 1979) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 1998). 

Monalisa Soares Lopes

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2008), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia desta mesma instituição (2011) e Doutorado também no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC (2016).

Referências

BIZARRO, Aquiles Magildo; SILVA, Leandro Alves & ROCHA, Enivaldo C. Luzes no Poste: uma análise da eleição para prefeito de Recife em 2008. In: LAVAREDA, Antonio &

TELLES, Helcimara. Como o eleitor escolhe seu prefeito – campanha e voto nas eleições municipais. Editora FGV; Rio de Janeiro, 2011.

CARVALHO, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de & AQUINO, Jakson Alves de. 2011. A derrota de Tasso Jereissati na disputa para o Senado em 2010: Como entender a dissolução de suas bases eleitorais? Revista Debates (UFRGS), 5(2): 145-180.

MARTINS, José de Souza. A Política do Brasil - lupem e místico. Editora Contexto, São Paulo. 2011

NUNES, Edson de Oliveira. A gramática política do Brasil: clientelismo, corporativismo e insulamento burocrático. Garamond Universitária, Rio de Janeiro, 2010.

SINGER, André. Os Sentidos do Lulismo – Reforma Gradual e Pacto Conservador, Companhia das Letras, SP, 2012

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

de Carvalho, R. V. A., & Lopes, M. S. (2016). Duelo entre Candidatos Poste: a campanha eleitoral pela prefeitura de Fortaleza em 2012. Revista De Ciências Sociais, 47(2), 92–124. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/6301