Etnicidade e Ritual Tremembé: construção da memória e lógica cultural
Palavras-chave:
etnicidade, ritual, lógica cultural.Resumo
Os processos identitários dos povos indígenas no Nordeste têm sido analisados nas últimas décadas a partir de uma grade interpretativa marcada pela ênfase sócio-política de demarcação de fronteiras étnicas. Desenvolvo neste artigo uma análise inter- pretativa a propósito do significado de um ritual (Torém) e de uma bebida (mocororó) que lhes ser- vem de suporte no contexto da etnicidade Tremembé, povo indígena do litoral noroeste do Ceará. A idéia é evidenciar que a lógica interpretativa da memória étnica e dos elementos sócio-culturais que a estruturam se orienta por um sentido cultural próprio que de forma transversa e fragmentada constrói sentido. Busca-se, assim, também superar certa dicotomia nos estudos de etnicidade, demonstrando a dialética entre experiência subjetiva e social, memória e prática política.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).