Etnicidade e Ritual Tremembé: construção da memória e lógica cultural

Autores

  • Marcos Luciano Lopes Messeder Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

etnicidade, ritual, lógica cultural.

Resumo

Os processos identitários dos povos indígenas no Nordeste têm sido analisados nas últimas décadas a partir de uma grade interpretativa marcada pela ênfase sócio-política de demarcação de fronteiras étnicas. Desenvolvo neste artigo uma análise inter- pretativa a propósito do significado de um ritual (Torém) e de uma bebida (mocororó) que lhes ser- vem de suporte no contexto da etnicidade Tremembé, povo indígena do litoral noroeste do Ceará. A idéia é evidenciar que a lógica interpretativa da memória étnica e dos elementos sócio-culturais que a estruturam se orienta por um sentido cultural próprio que de forma transversa e fragmentada constrói sentido. Busca-se, assim, também superar certa dicotomia nos estudos de etnicidade, demonstrando a dialética entre experiência subjetiva e social, memória e prática política.

Biografia do Autor

Marcos Luciano Lopes Messeder, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Sociologia e Antropologia - Université Lumière Lyon 2. Professor adjunto da Universidadedo Estado da Bahia (UNEB) e pesquisador associadodo Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Dro-gas (CETAD/UFBA) e do Programa de Pesquisa sobre Povos Indígenas no Nordeste (PINEB/UFBA).

Downloads

Como Citar

Messeder, M. L. L. (2014). Etnicidade e Ritual Tremembé: construção da memória e lógica cultural. Revista De Ciências Sociais, 43(2), 32–42. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/815