Por uma Produção Sociológica: entre a narrativa histórica e o saber racional

Autores

  • Rosemary de Oliveira Almeida Universidade Estadual doCeará
  • Geovani Jacó de Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • João Bosco Feitosa dos Santos Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

metodologia de pesquisa, narrativa his- tórica, cientista social, análise sociológica.

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre o entendimento deque a análise sociológica passa pela articulação entreperspectivas e métodos teóricos, históricos e experimentais, provenientes do mundo objetivo e subjetivo da vidasocial. O texto é resultado de leituras, notas de aula econversas com professores da área de Metodologia dePesquisa. Tomando como ponto de partida a análise danarrativa, percebe-se que ela não é uma ciência, masfaz parte do texto científico, que une e ilumina o espíritodo filósofo, do cientista e o de mulheres e homens co-muns, ao relatarem com emoção e simplicidade as suas experiências cotidianas.

Biografia do Autor

Rosemary de Oliveira Almeida, Universidade Estadual doCeará

Doutora em Sociologia, professora do Curso de Ciências Sociais e do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade/MAPPS, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Geovani Jacó de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Sociologia, professor do Curso de Ciências Sociais e do Mestrado Acadêmico em Políticas Pú-blicas e Sociedade/MAPPS, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

João Bosco Feitosa dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Sociologia, professor Adjunto do Curso de Ciências Sociais e do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade/MAPPS, da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Como Citar

Almeida, R. de O., Jacó de Freitas, G., & Feitosa dos Santos, J. B. (2014). Por uma Produção Sociológica: entre a narrativa histórica e o saber racional. Revista De Ciências Sociais, 43(2), 158–168. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/822