Experiência e Cegueira: ver, ouvir, narrar
Palavras-chave:
Experiência, Cidade, Imagem, NarraçãoResumo
A partir de uma conjunção entre pensamento filosófico, literatura e cinema, o texto percorre as vicissitudes do ver, ouvir e narrar entre Walter Benjamin, Graciliano Ramos e Wim Wenders. A tensão instaurada entre Firmino e Alexandre – o cego e o contador de causos concebidos por Graciliano Ramos – nos leva à inflexão de outro sentido para o que Walter Benjamin apontara como sinal de míngua da experiência na cidade contemporânea, uma das condições de desaparecimento da experiência coletiva, personificada na figura sumidiça do narrador. A insistente procura pelos vestígios dessa experiência ainda existentes sob a sombra do atual é que convida a pensar a experiência sob o signo da cegueira. Poderíamos assim, na experiência etnográfica ou na vida cotidiana das cidades, contar o que nunca foi narrado? Poderíamos aprender a transmitir algo através dessa cegueira?
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem
da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora da
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2008.
BENJAMIN, Walter. Sobre la facultad mimética. In: BENJAMIN, W.
Ensayos escogidos. Tradução de H. A. Morena. Buenos Aires, Argentina: Sur,
p. 105-107.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. Magia e técnica, arte e política.
Obras escolhidas vol. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª edição. São Paulo:
Brasiliense, 1994a. pp. 114-9.
BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai
Leskov. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, vol. 1. Tradução de
Sérgio Paulo Rouanet. 7ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1994b. p. 197-221.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron e Cleonice Paes
Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora da Universidade Federal
de Minas Gerais /Imprensa Ofi cial do Estado de São Paulo, 2007.
BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história
em Walter Benjamin. 2ª edição. São Paulo: EDUSP, 2000.
COIMBRA, Cecília. Operação Rio. O mito das classes perigosas: um estudo
sobre a violência urbana, a mídia impressa e os discursos de segurança pública.
Rio de Janeiro: Ofi cina do Autor; Niterói: Intertexto, 2001.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Entre a vida e a morte. In: OTTE, Georg;
SELDMAYER, Sabrina; CORNELSEN, Elcio (orgs.). Limiares e passagens
em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG), 2010. p. 12-26.
LINS, Osman. Posfácio – O mundo recusado, o mundo aceito e o mundo
enfrentado. In: ramos, Graciliano. Alexandre e outros heróis. 12ª edição. São
Paulo: Record, 1975, p. 173-184.
MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e
perspectivas. Trad. Neil R. da Silva. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
RAMOS, Graciliano. Alexandre e outros heróis. 12ª edição. São Paulo: Record,
RIO, João do. A alma encantadora das ruas: crônicas. Org. Raúl Antelo. São
Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SCHNEIDER, Paulo Rudi. A contradição da linguagem em Walter
Benjamin. Tese (Doutorado). Instituto de Filosofi a e Ciências Humanas,
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Porto
Alegre, 2005.
SENNETT, Richard. Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilização
ocidental. Trad. Marcos Aarão Reis. 5ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2008.
SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Tradução
de Leopoldo Waizbort. Mana, v. 11, n. 2, out. Rio de Janeiro, 2005. p. 577-
WENDERS, Wim. A paisagem urbana. Revista do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional, nº 23. Edição temática: Cidade. Brasília: IPHAN, 1994.
p. 180-9.
Filmes mencionados
ASAS DO DESEJO. Título original: Der Himmel über Berlin. Direção:
Wim Wenders. Produção: Road Movies. Alemanha Ocidental, 1987. 1 dvd
vídeo (128 min.), ntsc, p & b/cor, legendado.
BUENA VISTA SOCIAL CLUB. Documentário. Direção: Wim Wenders.
Produção: Road Movies. Alemanha, Cuba, Reino Unido, Estados Unidos,
França, 1999. 1 dvd vídeo (105 min.), ntsc, cor, legendado.
PARIS, TEXAS. Direção: Wim Wenders. Produção: Road Movies. Alemanha
Ocidental, Reino Unido, Estados Unidos, França, 1984. 1 dvd vídeo (147
min.), ntsc, cor, legendado.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).