Experiência e Cegueira: ver, ouvir, narrar

Autores

  • Eder Amaral Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Experiência, Cidade, Imagem, Narração

Resumo

A partir de uma conjunção entre pensamento filosófico, literatura e cinema, o texto percorre as vicissitudes do ver, ouvir e narrar entre Walter Benjamin, Graciliano Ramos e Wim Wenders. A tensão instaurada entre Firmino e Alexandre – o cego e o contador de causos concebidos por Graciliano Ramos – nos leva à inflexão de outro sentido para o que Walter Benjamin apontara como sinal de míngua da experiência na cidade contemporânea, uma das condições de desaparecimento da experiência coletiva, personificada na figura sumidiça do narrador. A insistente procura pelos vestígios dessa experiência ainda existentes sob a sombra do atual é que convida a pensar a experiência sob o signo da cegueira. Poderíamos assim, na experiência etnográfica ou na vida cotidiana das cidades, contar o que nunca foi narrado? Poderíamos aprender a transmitir algo através dessa cegueira?

Biografia do Autor

Eder Amaral, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista. Doutorando em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: destruição da experiência e origem

da história. Tradução de Henrique Burigo. Belo Horizonte: Editora da

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2008.

BENJAMIN, Walter. Sobre la facultad mimética. In: BENJAMIN, W.

Ensayos escogidos. Tradução de H. A. Morena. Buenos Aires, Argentina: Sur,

p. 105-107.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. Magia e técnica, arte e política.

Obras escolhidas vol. 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 7ª edição. São Paulo:

Brasiliense, 1994a. pp. 114-9.

BENJAMIN, Walter. O narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai

Leskov. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas, vol. 1. Tradução de

Sérgio Paulo Rouanet. 7ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1994b. p. 197-221.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução de Irene Aron e Cleonice Paes

Barreto Mourão. Belo Horizonte/São Paulo: Editora da Universidade Federal

de Minas Gerais /Imprensa Ofi cial do Estado de São Paulo, 2007.

BOLLE, Willi. Fisiognomia da metrópole moderna: representação da história

em Walter Benjamin. 2ª edição. São Paulo: EDUSP, 2000.

COIMBRA, Cecília. Operação Rio. O mito das classes perigosas: um estudo

sobre a violência urbana, a mídia impressa e os discursos de segurança pública.

Rio de Janeiro: Ofi cina do Autor; Niterói: Intertexto, 2001.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Entre a vida e a morte. In: OTTE, Georg;

SELDMAYER, Sabrina; CORNELSEN, Elcio (orgs.). Limiares e passagens

em Walter Benjamin. Belo Horizonte: Editora da Universidade Federal de

Minas Gerais (UFMG), 2010. p. 12-26.

LINS, Osman. Posfácio – O mundo recusado, o mundo aceito e o mundo

enfrentado. In: ramos, Graciliano. Alexandre e outros heróis. 12ª edição. São

Paulo: Record, 1975, p. 173-184.

MUMFORD, Lewis. A cidade na história: suas origens, transformações e

perspectivas. Trad. Neil R. da Silva. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

RAMOS, Graciliano. Alexandre e outros heróis. 12ª edição. São Paulo: Record,

RIO, João do. A alma encantadora das ruas: crônicas. Org. Raúl Antelo. São

Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SCHNEIDER, Paulo Rudi. A contradição da linguagem em Walter

Benjamin. Tese (Doutorado). Instituto de Filosofi a e Ciências Humanas,

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Porto

Alegre, 2005.

SENNETT, Richard. Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilização

ocidental. Trad. Marcos Aarão Reis. 5ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SIMMEL, Georg. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Tradução

de Leopoldo Waizbort. Mana, v. 11, n. 2, out. Rio de Janeiro, 2005. p. 577-

WENDERS, Wim. A paisagem urbana. Revista do Patrimônio Histórico e

Artístico Nacional, nº 23. Edição temática: Cidade. Brasília: IPHAN, 1994.

p. 180-9.

Filmes mencionados

ASAS DO DESEJO. Título original: Der Himmel über Berlin. Direção:

Wim Wenders. Produção: Road Movies. Alemanha Ocidental, 1987. 1 dvd

vídeo (128 min.), ntsc, p & b/cor, legendado.

BUENA VISTA SOCIAL CLUB. Documentário. Direção: Wim Wenders.

Produção: Road Movies. Alemanha, Cuba, Reino Unido, Estados Unidos,

França, 1999. 1 dvd vídeo (105 min.), ntsc, cor, legendado.

PARIS, TEXAS. Direção: Wim Wenders. Produção: Road Movies. Alemanha

Ocidental, Reino Unido, Estados Unidos, França, 1984. 1 dvd vídeo (147

min.), ntsc, cor, legendado.

Downloads

Como Citar

Amaral, E. (2014). Experiência e Cegueira: ver, ouvir, narrar. Revista De Ciências Sociais, 44(2), 81–94. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/844