O Narrador e o Etnógrafo: uma leitura de Argonautas do Pacífico Ocidental, de Malinowski
Palavras-chave:
Argonautas do Pacífico Ocidental, Narrativa, Antropologia e LiteraturaResumo
No prefácio de Argonautas do Pacífico Ocidental, James Frazer identifica duas formas de descrever a “natureza humana” – uma que apresenta os personagens de forma parcial, tal qual realizado por Molière e outra que identifica a “totalidade” dos personagens, citando como exemplos Shakespeare e Cervantes. Este artigo tem como objetivo aplicar à obra de Malinowski estas duas leituras de “natureza humana”. A partir dessa diferenciação proponho duas noções – “modelo” como a forma descritiva caracterizada pela parcialidade e “modulação” como o estilo que aborda a “totalidade”. Guiado por essa questão principal, o artigo aborda as orientações metodológicas do autor, bem como fornece uma leitura de sua obra, levando em conta principalmente as diferentes temporalidades das construções narrativas dos capítulos de “Argonautas”.
Referências
CONRAD, Joseph. No coração das trevas. São Paulo: Hedra, 2008.
CLIFFORD, James. Sobre a automodelagem etnográfi ca: Conrad e
Malinowski. In: GONÇALVES, J. R. S. (org). A experiência etnográfi ca:
antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Editora da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1998. p. 100-131.
GEERTZ, Cliff ord. “Estar lá: a antropologia e o cenário da escrita”. In: Obras
e vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2002.
MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacífi co Ocidental. São Paulo:
Editora Abril, 1984.
MARCUS, George & Cushman, Dick. Ethnographies as Texts. Annual
Review of Anthropology, Vol. 11, p. 25-69, 1982.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).