A LÍNGUA NOS PROCESSOS INTERACIONAIS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA COLABORATIVA
Resumo
A partir de pesquisas sociolingüísticas e de pesquisas colaborativas analisam-se as relações sociais, em especial o processo interacional em aula de língua portuguesa, tentando demonstrar a relação do ensino da língua mediante esse processo e o seu sucesso no processo de ensino-aprendizagem e vice-versa. Para assegurar a conscientização crítica, principalmente do professor em relação a esse processo que se estabelece em sala de aula, especialmente no ensino de língua, buscou-se a metodologia da pesquisa colaborativa que é conhecida também como pesquisa de capacitação, por envolver o professor, enquanto pesquisado, e o pesquisador, como sujeitos ativos, no desenvolvimento de todas as atividades da investigação, para viabilizar a auto-reflexão desses sujeitos. Palavras-chave: Pesquisa, ensino, interação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
MENDES DA COSTA, Catarina de Sena Siqueira. A LÍNGUA NOS PROCESSOS INTERACIONAIS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA COLABORATIVA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 26, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2262. Acesso em: 15 jan. 2025.
Edição
Seção
ARTIGOS
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).