A LÍNGUA NOS PROCESSOS INTERACIONAIS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA COLABORATIVA
Abstract
A partir de pesquisas sociolingüísticas e de pesquisas colaborativas analisam-se as relações sociais, em especial o processo interacional em aula de língua portuguesa, tentando demonstrar a relação do ensino da língua mediante esse processo e o seu sucesso no processo de ensino-aprendizagem e vice-versa. Para assegurar a conscientização crítica, principalmente do professor em relação a esse processo que se estabelece em sala de aula, especialmente no ensino de língua, buscou-se a metodologia da pesquisa colaborativa que é conhecida também como pesquisa de capacitação, por envolver o professor, enquanto pesquisado, e o pesquisador, como sujeitos ativos, no desenvolvimento de todas as atividades da investigação, para viabilizar a auto-reflexão desses sujeitos. Palavras-chave: Pesquisa, ensino, interação.Downloads
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MENDES DA COSTA, Catarina de Sena Siqueira. A LÍNGUA NOS PROCESSOS INTERACIONAIS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA PESQUISA COLABORATIVA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 26, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2262. Acesso em: 24 nov. 2024.
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