PALAVRA DE MULHER, NOVOS LEITORES: A PRESENÇA DE ESCRITORAS NAS AULAS DE LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.2Resumo
A produção literária foi uma conquista das mulheres e a legitimação da escrita feminina como uma escrita que também é capaz de fazer parte do campo literário não é uma luta superada,
autoras ainda são menos reconhecidas e vistas em livros didáticos e bibliotecas escolares. A partir disso, esta pesquisa investigou a presença de textos de autoria feminina nas aulas de literatura em escolas públicas estaduais do município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Ceará. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, culminando na aplicação de 264 questionários. O levantamento de dados constatou que escritoras estão sendo mais lidas, mas ainda há uma disparidade significativa no número de autoras e autores lidos, como também professores e professoras que nunca tinham parado para pensar na invisibilidade de escritoras nos livros didáticos, o que se reflete na escolha dos textos trabalhados ao longo do ano. Para discutir essas questões, dialogamos com as “vozes-mulheres” de Regina Dalcastagnè (2005), Virginia Woolf (2014), Zahidé Lupinacci Muzart (2003), entre outras pesquisadoras e escritoras.
Palavras-chave: Escritoras. Leitores. Aulas de Literatura. Escola pública.
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