PALAVRA DE MULHER, NOVOS LEITORES: A PRESENÇA DE ESCRITORAS NAS AULAS DE LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM

Autores

  • Mayara Cruz Albuquerque
  • Vânia Maria Ferreira Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.2

Resumo

A produção literária foi uma conquista das mulheres e a legitimação da escrita feminina como uma escrita que também é capaz de fazer parte do campo literário não é uma luta superada,
autoras ainda são menos reconhecidas e vistas em livros didáticos e bibliotecas escolares. A partir disso, esta pesquisa investigou a presença de textos de autoria feminina nas aulas de literatura em escolas públicas estaduais do município de Quixeramobim, localizado no Sertão Central do Ceará. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, culminando na aplicação de 264 questionários. O levantamento de dados constatou que escritoras estão sendo mais lidas, mas ainda há uma disparidade significativa no número de autoras e autores lidos, como também professores e professoras que nunca tinham parado para pensar na invisibilidade de escritoras nos livros didáticos, o que se reflete na escolha dos textos trabalhados ao longo do ano. Para discutir essas questões, dialogamos com as “vozes-mulheres” de Regina Dalcastagnè (2005), Virginia Woolf (2014), Zahidé Lupinacci Muzart (2003), entre outras pesquisadoras e escritoras.

Palavras-chave: Escritoras. Leitores. Aulas de Literatura. Escola pública.

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Publicado

2019-06-03

Como Citar

ALBUQUERQUE, Mayara Cruz; VASCONCELOS, Vânia Maria Ferreira. PALAVRA DE MULHER, NOVOS LEITORES: A PRESENÇA DE ESCRITORAS NAS AULAS DE LITERATURA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 21–31, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.1.2. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60013. Acesso em: 25 nov. 2024.