A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES

Autores

  • Chirley Domingues
  • Eliane Santana Dias Debus

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.4

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, levando em conta a responsabilidade da escola como formadora de leitores, o papel preponderante que a literatura infantil tem nesse processo, a aproximação adequada entre a criança e o livro de literatura desde o início da escolarização e a participação efetiva do professor como mediador dessa relação. Apoiamo-nos para a reflexão em Leahy-Dios (2004); Lajolo (1982; 2009), Debus (2006), Dionísio (2008), entre outros. Constata-se que nessas etapas da Educação Básica a literatura não se apresenta como conteúdo explícito, mas a palavra literária se faz presença por meio das leituras literárias de textos (por vezes fragmentados nos livros didáticos), leitura de livros literários e contações de histórias. Por isso, a necessidade de aproximação entre o Pedagogo e o professor de Língua Portuguesa no que diz respeito ao trabalho com o texto literário nas diferentes etapas de formação.

Palavras-chave: Leitura literária. Educação infantil. Ensino fundamental.

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Publicado

2019-06-03

Como Citar

DOMINGUES, Chirley; DEBUS, Eliane Santana Dias. A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 43–49, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.1.4. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60015. Acesso em: 22 dez. 2024.