A LEITURA LITERÁRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.4Resumo
Este artigo busca refletir sobre a leitura na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, levando em conta a responsabilidade da escola como formadora de leitores, o papel preponderante que a literatura infantil tem nesse processo, a aproximação adequada entre a criança e o livro de literatura desde o início da escolarização e a participação efetiva do professor como mediador dessa relação. Apoiamo-nos para a reflexão em Leahy-Dios (2004); Lajolo (1982; 2009), Debus (2006), Dionísio (2008), entre outros. Constata-se que nessas etapas da Educação Básica a literatura não se apresenta como conteúdo explícito, mas a palavra literária se faz presença por meio das leituras literárias de textos (por vezes fragmentados nos livros didáticos), leitura de livros literários e contações de histórias. Por isso, a necessidade de aproximação entre o Pedagogo e o professor de Língua Portuguesa no que diz respeito ao trabalho com o texto literário nas diferentes etapas de formação.
Palavras-chave: Leitura literária. Educação infantil. Ensino fundamental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).