CAPACIDADES DE LINGUAGEM (NÃO) REVELADAS POR ALUNOS AUTISTAS NA LEITURA DE CONTOS MARAVILHOSOS
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.2Resumo
o objetivo deste artigo é apresentar uma sequência de atividades com intuito de averiguar as capacidades de linguagem (não) reveladas por dois alunos autistas nas atividades de leitura a partir do gênero conto maravilhoso em uma turma regular de 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo está vinculado a uma pesquisa-ação em andamento, e se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem, fundamentando-se em dois eixos teóricos. O primeiro está constituído pelas reflexões epistemológicas e metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, sobretudo, nas concepções de capacidade de linguagem. O segundo eixo aborda a constituição do sujeito autista à luz da perspectiva histórico-cultural vygostskina. Como principais resultados, evidenciamos as dificuldades dos alunos autistas, sobretudo, quando são levados a desenvolver interpretações de camadas mais profundas dos textos que leem, como identificar a presença de elementos linguísticos que marquem as diferentes percepções ou pontos de vista presentes nos discursos diretos e indiretos. Outro aspecto diagnosticado está relacionado com o desenvolvimento da linguagem no contexto da sala de aula, e mostra o modo como suas singularidades se manifestam em relação ao seu autodomínio quanto aos movimentos impulsivos, estereotipados e repetitivos.
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