CAPACIDADES DE LINGUAGEM (NÃO) REVELADAS POR ALUNOS AUTISTAS NA LEITURA DE CONTOS MARAVILHOSOS

Autores

  • Alachermam Braddylla Estevam Sales Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria Augusta de Macedo Reinaldo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.2

Resumo

o objetivo deste artigo é apresentar uma sequência de atividades com intuito de averiguar as capacidades de linguagem (não) reveladas por dois alunos autistas nas atividades de leitura a partir do gênero conto maravilhoso em uma turma regular de 7º ano do Ensino Fundamental. O estudo está vinculado a uma pesquisa-ação em andamento, e se insere no campo aplicado dos estudos da linguagem, fundamentando-se em dois eixos teóricos. O primeiro está constituído pelas reflexões epistemológicas e metodológicas do Interacionismo Sociodiscursivo, sobretudo, nas concepções de capacidade de linguagem. O segundo eixo aborda a constituição do sujeito autista à luz da perspectiva histórico-cultural vygostskina. Como principais resultados, evidenciamos as dificuldades dos alunos autistas, sobretudo, quando são levados a desenvolver interpretações de camadas mais profundas dos textos que leem, como identificar a presença de elementos linguísticos que marquem as diferentes percepções ou pontos de vista presentes nos discursos diretos e indiretos. Outro aspecto diagnosticado está relacionado com o desenvolvimento da linguagem no contexto da sala de aula, e mostra o modo como suas singularidades se manifestam em relação ao seu autodomínio quanto aos movimentos impulsivos, estereotipados e repetitivos.

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

ESTEVAM SALES, Alachermam Braddylla; DE MACEDO REINALDO, Maria Augusta. CAPACIDADES DE LINGUAGEM (NÃO) REVELADAS POR ALUNOS AUTISTAS NA LEITURA DE CONTOS MARAVILHOSOS. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 41, 2022. DOI: 10.36517/revletras.41.2.2. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81499. Acesso em: 19 dez. 2024.