INFOGRÁFICOS ANIMADOS NO ENSINO MÉDIO

MODELO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM PROPOSTA DE PRODUÇÃO

Autores

  • Rodrigo da Silva Lima Universidade de Pernambuco
  • Núbia Gabriela da Costa Silva Universidade de Pernambuco
  • Geam Karlo-Gomes Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.4

Resumo

O gênero infográfico animado é muito utilizado nas áreas jornalística e saúde, todavia, nota-se uma lacuna na literatura a respeito do uso desse gênero na educação. O estudo atual objetiva avaliar o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os dispositivos MDG e SD para a produção de infográficos animados. Apoia-se nas orientações acerca desses procedimentos didáticos, duas importantes contribuições de Joaquim Dolz e colaboradores para o ensino e produção de gêneros textuais. Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a prática docente realizada nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021, em uma escola da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Um MDG foi construído para auxiliar na produção da SD para o gênero infográfico animado. Os resultados indicam que os dispositivos MDG e SD viabilizam o trabalho docente, funcionando como ferramentas mediadoras do ensino de gêneros textuais nas aulas de LP. Esses procedimentos didáticos possibilitaram o planejamento e execução de aulas dinâmicas e engajadoras, por meio das quais foi possível incluir TDICs e o trabalho com elementos da cultura digital, bem como a análise e estudo de textos multimodais presentes em diferentes contextos da sociedade. Portanto, constatam-se as contribuições dos estudos de Dolz para a área da educação, sobretudo para o estudo e produção de gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Lima , Universidade de Pernambuco

Pós-graduando em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Licenciado em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Pernambuco (UPE).

Núbia Gabriela da Costa Silva , Universidade de Pernambuco

Graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola na Universidade de Pernambuco - UPE.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos  da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

LIMA , Rodrigo da Silva; SILVA , Núbia Gabriela da Costa; KARLO-GOMES, Geam. INFOGRÁFICOS ANIMADOS NO ENSINO MÉDIO: MODELO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM PROPOSTA DE PRODUÇÃO. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 41, 2022. DOI: 10.36517/revletras.41.2.4. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/81553. Acesso em: 28 mar. 2024.