INFOGRÁFICOS ANIMADOS NO ENSINO MÉDIO
MODELO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM PROPOSTA DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.2.4Abstract
O gênero infográfico animado é muito utilizado nas áreas jornalística e saúde, todavia, nota-se uma lacuna na literatura a respeito do uso desse gênero na educação. O estudo atual objetiva avaliar o ensino de Língua Portuguesa a partir do trabalho com os dispositivos MDG e SD para a produção de infográficos animados. Apoia-se nas orientações acerca desses procedimentos didáticos, duas importantes contribuições de Joaquim Dolz e colaboradores para o ensino e produção de gêneros textuais. Este artigo resulta de uma pesquisa sobre a prática docente realizada nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2021, em uma escola da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Um MDG foi construído para auxiliar na produção da SD para o gênero infográfico animado. Os resultados indicam que os dispositivos MDG e SD viabilizam o trabalho docente, funcionando como ferramentas mediadoras do ensino de gêneros textuais nas aulas de LP. Esses procedimentos didáticos possibilitaram o planejamento e execução de aulas dinâmicas e engajadoras, por meio das quais foi possível incluir TDICs e o trabalho com elementos da cultura digital, bem como a análise e estudo de textos multimodais presentes em diferentes contextos da sociedade. Portanto, constatam-se as contribuições dos estudos de Dolz para a área da educação, sobretudo para o estudo e produção de gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa.
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