DOIS POEMAS DE MARGARET ATWOOD EM TRADUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.42.1.2Resumo
Pouco se destaca o fato de que Margaret Atwood começou sua carreira literária como poeta, apesar de ter ganhado destaque internacional como romancista. Neste artigo, apresento a minha tradução comentada dos poemas “This is a Photograph of Me”, do livro The Circle Game de 1966, e “Tricks with Mirrors” publicado em You are happy, de 1974, que fazem parte da primeira fase poética da autora canadense. Ambos os poemas tratam da figura da mulher por meio da relação com dispositivos de imagem, a fotografia no primeiro texto e o espelho no segundo, para propor reflexões sobre a objetificação da mulher e a percepção da realidade. Nos comentários, discuto as estratégias utilizadas para traduzir o verso livre e enfatizar o ponto de vista feminista da autora, abordando questões como textura fônica, enjambements e ambiguidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).