CARTOPOGRAFIA: AFLUÊNCIAS RIBEIRINHAS E PANTANEIRAS DA GEO-POESIA DE MANOEL DE BARROS NA EDUCAÇÃO

RIVERSIDES AND PANTANS AFFLUENCES OF GEO-POETRY OF MANOEL DE BARROS IN EDUCATION

Autores

  • Jônatas de Jesus Tavares Farias PPGEDUC - UFPA/Cametá
  • Gilcilene Dias da Costa UFPA

Resumo

As rotas deste texto-escrita se fazem por um movimento rizomático de experimentação conceitual de uma geo-poesia devorada do universo geo-poético de Manoel de Barros em suas afluências com uma geo-educação. Entre vias e territórios desse mapa-escrita, avistam-se as pequenas vidas rizomáticas a saltarem suas potências ínfimas entre linhas e ilhas de geografias nômades ribeirinhas e pantaneiras, a respirarem e transpirarem poesia nas derivas de uma geo-educação (Tadeu; Corazza; Zordan). Nesse navegar, abrem-se afluências entre filosofia (Deleuze; Deleuze e Guattari) e literatura (Manoel de Barros), ao encontro do conceito de cartopografia, num movimento de devoração (Autor), atingires e inventares outros na pesquisa em educação. Portanto, a geo-poesia apresenta-se como uma abertura formada por geografias misturadas, volvidas em movimentos de composição inventiva de paisagens tecidas entre remansos de rios-solidões e de ecoares de vozes-infâncias. Esta mistura de ecos, tabatingas, ribanceiras e fluxos produzem tingimentos no educar, experimenta educares impetuosamente gerados nas velocidades e viscosidades de encontros, infâncias, solidões. Um educar que se tinge enquanto um movimento contínuo e cotidiano. Um ínfimo aprender experimentativo do mundo. Um tecer sentidos por sentires, compor aprenderes por brincares e experimentar a tessituras de educares por vias sinuosas de uma geo-poesia.

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Biografia do Autor

Jônatas de Jesus Tavares Farias, PPGEDUC - UFPA/Cametá

Mestre em Educação e Cultura pela Universidade Federal do Pará (PPGEDUC/UFPA), sendo bolsista CAPES, possui Graduação em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará/CUNTINS, sendo bolsista de IC e é membro do grupo de pesquisa ANARKHOS: Micropolítica Corpo, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação (CNPq/UFPA). Atua nos seguintes temas: Educação, conectada à Filosofia da Diferença e atreladas à literatura e à poesia, acompanhando suas variações e processos desde à escola básica até às composições conceituais.

Gilcilene Dias da Costa, UFPA

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS), linha de pesquisa Filosofia da Diferença e Educação. Docente da Universidade Federal do Pará/CUNTINS/Faculdade de Linguagem. Docente permanente dos Programas de Pós-graduação PPGEDUC/UFPA e PGEDA/EDUCANORTE. Líder do Grupo de Pesquisa ANARKHOS: Micropolíticas, Arte-Performance e Experimentações Literárias na Educação. Coordena, orienta e desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Filosofia da Diferença e Educação, Filosofia da Linguagem e Educação, Cartografias Literárias e Artísticas na pesquisa em educação, Antropofagia e Educação, Gênero-Sexualidade e Educação, Estudos Feministas.

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Publicado

2024-08-09

Como Citar

DE JESUS TAVARES FARIAS, Jônatas; DIAS DA COSTA, Gilcilene. CARTOPOGRAFIA: AFLUÊNCIAS RIBEIRINHAS E PANTANEIRAS DA GEO-POESIA DE MANOEL DE BARROS NA EDUCAÇÃO: RIVERSIDES AND PANTANS AFFLUENCES OF GEO-POETRY OF MANOEL DE BARROS IN EDUCATION. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 42, 2024. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/92278. Acesso em: 16 ago. 2024.