CARTOPOGRAFIA: AFLUÊNCIAS RIBEIRINHAS E PANTANEIRAS DA GEO-POESIA DE MANOEL DE BARROS NA EDUCAÇÃO
RIVERSIDES AND PANTANS AFFLUENCES OF GEO-POETRY OF MANOEL DE BARROS IN EDUCATION
Resumo
As rotas deste texto-escrita se fazem por um movimento rizomático de experimentação conceitual de uma geo-poesia devorada do universo geo-poético de Manoel de Barros em suas afluências com uma geo-educação. Entre vias e territórios desse mapa-escrita, avistam-se as pequenas vidas rizomáticas a saltarem suas potências ínfimas entre linhas e ilhas de geografias nômades ribeirinhas e pantaneiras, a respirarem e transpirarem poesia nas derivas de uma geo-educação (Tadeu; Corazza; Zordan). Nesse navegar, abrem-se afluências entre filosofia (Deleuze; Deleuze e Guattari) e literatura (Manoel de Barros), ao encontro do conceito de cartopografia, num movimento de devoração (Autor), atingires e inventares outros na pesquisa em educação. Portanto, a geo-poesia apresenta-se como uma abertura formada por geografias misturadas, volvidas em movimentos de composição inventiva de paisagens tecidas entre remansos de rios-solidões e de ecoares de vozes-infâncias. Esta mistura de ecos, tabatingas, ribanceiras e fluxos produzem tingimentos no educar, experimenta educares impetuosamente gerados nas velocidades e viscosidades de encontros, infâncias, solidões. Um educar que se tinge enquanto um movimento contínuo e cotidiano. Um ínfimo aprender experimentativo do mundo. Um tecer sentidos por sentires, compor aprenderes por brincares e experimentar a tessituras de educares por vias sinuosas de uma geo-poesia.
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