A INFÂNCIA NA ESCRITA JORNALÍSTICA DE DALCÍDIO JURANDIR: ALGUNS APONTAMENTOS
Resumo
Este artigo destaca a produção jornalística e ficcional de Dalcídio Jurandir (1909-1979), escritor brasileiro que criou o ciclo Extremo-Norte, um projeto literário de dez romances, ambientados na Amazônia paraense, e que se constituem, no plano geral, como um grande painel social da região, o que justifica, portanto, o epiteto de “Romancista da Amazônia”.. Nesta oportunidade, queremos demonstrar que a infância desvalida não é uma particularidade observada apenas em sua ficção, mas também está presente em outros escritos. Assim focalizamos a faceta jornalística do escritor marajoara, trazendo ensaios, reportagens e crônica que apresentam e denunciam a pobreza e a desigualdade social no contexto brasileiro, Este estudo é resultado de pesquisa bibliográfica e análise interpretativa. Para tanto, revisitamos a hemeroteca digital brasileira, textos do autor e as contribuições teóricas de FURTADO (2011) SOUZA (1988) e VELOSO (2019; 2022)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Letras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).