MODELAGEM DA LARINGE: DA BIOLOGIA AO COMPUTADOR
Abstract
Neste trabalho apresentamos uma descrição daanatomia e fisiologia da laringe, enfatizando os aspectos relevantes à fonação. A partir destes aspectos, a modelagem da laringe é apresentada. O principal objetivo de modelara laringe é representar de uma maneira simples esse órgãoatravés de equações matemáticos intimamente relacionadoscom características fisiológicas. Equações aerodinâmicase viscoelásticas são simplificadas de acordo com as pesquisas,sempre buscando simplicidade e aplicabilidade computacional. Assim, pesquisadores podem compreender melhor a laringe e a fala humana em termos dos efeitos linguísticos, cirúrgicos e computacionais produzidos pelamovimentação desse órgão. Palavras-chave: Laringe, modelagem, sinal glotal,produção da fala.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
DE OLIVEIRA ROSA, Marcelo. MODELAGEM DA LARINGE: DA BIOLOGIA AO COMPUTADOR. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 30, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2383. Acesso em: 24 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).