GÊNEROS INSTRUCIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE E PERSPECTIVAS
Abstract
Este artigo pretende discutir a abordagem dos gêneros textuais instrucionais em duas coleções didáticas de Ensino Fundamental, mostrando a relação teoria-prática entre os pressupostos teórico-metodológicos e as atividades de leitura e produção textual. Começamos discutindo a perspectiva textual sociointeracional presente nos documentos oficiais de ensino e refletida nos livros didáticos, destacando as propostas de dolz eschneuwly, que norteiam muitos desses manuais. A seguir analisamos livros didáticosdestinados ao Ensino Fundamental, enfocando o tratamento dado aos gêneros textuais instrucionais.Palavras-chave: gêneros textuais, ensino, livros didáticosDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
SANTOS, Leonor Wernek dos; FABIANI, Sylvia J. S. do Nascimento. GÊNEROS INSTRUCIONAIS NOS LIVROS DIDÁTICOS: ANÁLISE E PERSPECTIVAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1081. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).