ANÚNCIOS DE IMÓVEIS NA IMPRENSA DO RECIFE: DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS
Abstract
Esta pesquisa objetivou analisar os anúncios de comercialização de imóveis na atualidade e cotejá-los com os do século XIX, extraídos do jornal Diário de Pernambuco. A pesquisa se desenvolveu sob dois aspectos:1º) análise dos anúncios do século XIX, descrição do regime enunciativo, interpretação sócio-ideológico-cultural dos dados e 2º) análise comparativa dos anúncios com os atuais, tendo por objetivo apreender as transformações determinadas pelas mudanças histórico-sociais e do quadro enunciativodiscursivo. A pesquisa levantou: entre 1853 e 1855 anúncios de imóveis caracterizados por discurso descritivo e prolixo. Nos anúncios atuais observamos, no entanto, que os textos são bastante reduzidos com construção frástica fragmentada dentre outras características. A semelhança entre os discursos está principalmente na valorização do imóvel. Palavras-chave: anúncios; diacronia; léxicoDownloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
RILHO MACHADO, Ana Carlota; HOLANDA BASTOS, Ana Karine Pereira de; CARVALHO, Nelly Medeiros de. ANÚNCIOS DE IMÓVEIS NA IMPRENSA DO RECIFE: DO SÉCULO XIX AOS DIAS ATUAIS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2309. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).