ASPECTOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS DA LEITURA
Abstract
Este artigo faz uma introdução aos fatores lingüísticos e cognitivos envolvidos no processamento da leitura. Quanto aos fatores lingüísticos, destacamos os seguintes níveis de processamento: fonológico, ortográfico, morfossintático, semântico e pragmático, fornecendo exemplos e citando pesquisadores brasileiros envolvidos com a pesquisa em cada um deles. No que tange ao processamento cognitivo, explicamos as estratégias mais proeminentes na literatura, como a ascendente (bottom up), a descendente (top down) e a integradora. Além disso, enfatizamos a estreita relação entre compreensão em leitura e memória, bem como o papel do conhecimento prévio e das características do texto na construção do conhecimento. Palavras-chave: leitura, aspectos lingüísticos, aspectos cognitivos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
SIQUEIRA, Maity; ZIMMER, Márcia Cristina. ASPECTOS LINGUÍSTICOS E COGNITIVOS DA LEITURA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 28, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2311. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).