PAISAGENS DA INFÂNCIA EM OS DA MINHA RUA / Landscapes of childhood in Ondjaki
Abstract
Neste artigo buscamos uma compreensão das relações afetivas entre a infância e o espaço nasnarrativas de Os da minha rua (2007), do escritor angolano Ondjaki, um dos nomes mais destacadosda literatura em língua portuguesa contemporânea. A partir das significações adquiridas pela casa,pela rua e pela escola, ambientes nos quais transita o pequeno Ndalu, o narrador recria os lugaresde sua infância e as implicações do contexto da guerra civil na paisagem da cidade e em sua paisageminterior, ordenando-os em uma prosa lírica que mescla o biográfico e o ficcional. Nessaspaisagens inscrevem-se também algumas personagens que marcam afetivamente os tempos infantisdo autor, como a avó Agnette, os professores cubanos e a menina Charlita, por quem o narradorcultiva um carinho especial. Para essa abordagem, encontramos fundamentação em estudos quetratam da relação entre o espaço e a percepção humana, na área da geografia humanista, como Tuan (1983), da fenomenologia de Bachelard (1988) e dos estudos literários. Palavras-chave: Infância. Paisagem. Ondjaki.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
How to Cite
COUTINHO, Fernanda; NASCIMENTO, Marlúcia Nogueira do. PAISAGENS DA INFÂNCIA EM OS DA MINHA RUA / Landscapes of childhood in Ondjaki. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 34, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2407. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).