LA SIMBOLOGÍA DE LA GRULLA EN LA FRASEOLOGÍA DEL CHINO / A SIMBOLOGIA DA AVE FLAMINGO NA FRASEOLOGIA CHINESA
Keywords:
Fraseología. Metáfora. Locución. Grulla. Lengua china.Abstract
RESUMEN
En la cultura china, la grulla tiene una simbología particular que se refleja en el lenguaje figurado, sobre todo en la fraseología. Siguiendo las directrices principales de la Teoría Cognitiva del Lenguaje Figurado (DOBROVOL’SKIJ; PIIRAINEN, 2005) y el concepto de culturema (PAMIES, 2007), desde una perspectiva cultural e histórica, el presente estudio analiza una serie de términos metafóricos y las unidades fraseológicas chinas que se asocian con la grulla, con el objetivo de ofrecer las pruebas lingüísticas sobre su simbología en la cultura china.
RESUMO
Na cultura chinesa o flamingo tem uma simbologia particular que se reflete na linguagem figurada, sobretudo na fraseologia. Seguindo as principais diretrizes da Teoria Cognitiva da Linguagem Figurada (DOBROVOL’SKIJ; PIIRAINEN, 2005) e o conceito de culturema (PAMIES, 2007) em uma perspectiva cultural e histórica, o presente estudo analisa uma série de termos metafóricos e unidades fraseológicas chinesas que se associam ao flamingo, com o objetivo de apresentar provas linguísticas de sua simbologia na cultura chinesa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).