REVISITANDO A ECOLEXICOGRAFIA
Abstract
O termo ‘ecolexicografia’ foi proposto primeiramente por Sarmento (2000). A Ecolexicografia pode ser definida de duas maneiras: uma ciência que, formada a partir das duas áreas supracitadas existentes no próprio termo (Ecolinguística e Lexicografia), busca apresentar teorias e metodologia próprias para a elaboração de obras ecolexicográficas; uma técnica que fornece elementos para a elaboração e análises macroestruturais e microestruturais. Esta disciplina não trata da elaboração de dicionário de Ecologia ou de termos ecológicos, mas de um trabalho de reflexão e elaboração dos verbetes dos dicionários pensando nos efeitos e resultados que cada lexema traz aos indivíduos (espécie interagindo dentro do ecossistema) e para o planeta (o ecossistema), além de trazer definições e abonações que estejam mais em acordo com a visão ecológica de mundo, mas tudo isso sem perder de vista o uso da língua. De acordo com o que foi exposto, o presente trabalho visa ampliar teórica e metodologicamente a proposta ecolexicográfica original, por meio da discussão de conceitos da linguística ecossistêmica e suas possíveis contribuições à ecolexicografia e apresentar subsídios para uma Metaecolexicografia. Como um dos resultados, o que se busca é fazer um apelo aos ecolinguistas, que parecem ter esquecido, ou ao menos negligenciado, esta área da Ecolinguística, enfatizando os benefícios que podem vir do trabalho ecolexicográfico tanto para a comunidade científica, como para a comunidade escolar.
Palavras-chave: Ecolinguística. Ecolexicografia. Lexicografia. Linguística ecossistêmica.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).