POR UM ENSINO DIALÓGICO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: NOS TECERES DE BAKHTIN E O CÍRCULO
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.3Abstract
O presente trabalho traçou como proposta um ensino dialógico de literatura na educação básica, com fundamentação nos pressupostos teórico-metodológicos de Mikhail Bakhtin (1895-1975), Valentin N. Volóchinov (1895-1936) e Pável N. Medviédev (1891-1938), integrantes do Círculo de Bakhtin. Esta proposta viabiliza a que professores da educação básica repensem suas práticas de ensino, (re)acentuando metodologias cujo prisma seja a interação. Nosso objetivo, portanto, é propor um ensino dialógico de literatura para a formação de sujeitos críticos, a partir do instante em que as condições sócio-históricas e interdiscursivas são levadas em conta, assim como as vozes que atravessam cada gênero literário ou discursivo estudado. Quanto ao ato analítico,
delimitou-se como corpus o poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, que foi publicado originalmente em 1942, e cuja edição que utilizamos é a de 2009. Espera-se que, enquanto sujeitos responsivos e ativos, pesquisadores e docentes mobilizem estratégias de saber relacionadas ao sujeito, à linguagem, à história e à ideologia, termos caros à compreensão de textos literários.
Palavras-chave: Ensino. Literatura. Dialogismo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).