A ESCRITA MEMORIALÍSTICA EM VIDA VIDA, DE MARIA HELENA CARDOSO
Resumen
O livro Vida vida, de Maria Helena Cardoso, traz à luz um delicado período da autora e de seu irmão, o escritor Lúcio Cardoso, quando este, vítima de um acidente vascular cerebral, perde a possibilidade da expressão escrita. Ao analisarmos este relato, notamos a proximidade com o mito de Antígona – a preocupação e o sacrifício pelo irmão. Apoiando-nos nos estudos sobre a escrita memorialística analisamos o referido texto, relacionando-o ao mito a partir de trechos do coro da peça de Sófocles. Palavras-chave: memória; Antígona, mito.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
REMÍGIO, Ana. A ESCRITA MEMORIALÍSTICA EM VIDA VIDA, DE MARIA HELENA CARDOSO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 27, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2290. Acesso em: 4 dic. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).