MANIPULAÇÃO DOS AFETOS: UM PROCEDIMENTO DO CONVENCER EM ANÚNCIOS CEARENSES DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Autores/as

  • Mônica Magalhães Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Hildenize Andrade Laurindo Universidade Federal do Ceará

Resumen

Neste trabalho, trazemos para as discussões acerca do anúncio publicitário contribuições de uma linguística de texto orientada por um olhar diacrônico que focaliza a historicidade  do  gênero.  É  nosso  principal  interesse  refletir sobre a manipulação dos afetos (BRETON, 1999) como estratégia retórica utilizada no anúncio publicitário em seu percurso evolutivo, avaliando como são mobilizados estes recursos particulares do convencer: o apelo aos sentimentos e o efeito fusional. Para fins de ilustração e análise, tomamos por  objetos  anúncios  cearenses  veiculados  pela  revista Ba-ta-clan no início do século XX. A análise nos permite identificar  diversos  recursos  de  manipulação  dos  afetos, revelando como esse procedimento retórico, considerado por alguns uma estratégia publicitária atual, manifestava-se na publicidade cearense já no início do século passado.

Palavras-chave:anúncio publicitário; diacronia; manipulação.

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Cómo citar

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; LAURINDO, Hildenize Andrade. MANIPULAÇÃO DOS AFETOS: UM PROCEDIMENTO DO CONVENCER EM ANÚNCIOS CEARENSES DO INÍCIO DO SÉCULO XX. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 31, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/1068. Acesso em: 18 may. 2024.