ASPECTOS DA MICROESTRUTURA DE VOCABULÁRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: A NECESSIDADE DE UM TRABALHO CONJUNTO ENTRE TERMINÓLOGOS/LINGÜISTAS E ESPECIALISTAS.
Resumen
Este texto analisa as definições e o sistema de remissivas de três termos de dois dicionários especializados na área de telefonia. Para tanto, examina os enunciados definicionais à luz do que rege as normas ISO 1087 e 704 e verifica a rede de remissivas e sua eficiência, salientando a importância das remissões para a reorganização do saber da área por parte do consulente. Por fim, enfatiza a necessidade e sucesso do trabalho conjunto entre terminólogos lingüístas e especialistas das áreas na produção de dicionários especializados.
Palavras-chave: definição, sistema de remissivas, dicionário especializado
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
GONÇALVES BRAGA, Rosiane Cristina. ASPECTOS DA MICROESTRUTURA DE VOCABULÁRIOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS: A NECESSIDADE DE UM TRABALHO CONJUNTO ENTRE TERMINÓLOGOS/LINGÜISTAS E ESPECIALISTAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 24, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2221. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).