AVALIAÇÃO DA LÍNGUA MATERNA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
Resumen
O presente artigo debate algumas das concepções teóricas e práticas a respeito da avaliação presentes no espaço escolar, quando se trata de atribuir um valor às aprendizagens de Língua Portuguesa, mais precisamente, ao texto produzido pelo aluno. Para tanto, discute inicialmente a no- ção de avaliação com a qual opera, para em seguida considerar os paradigmas da avaliação somativa e formativa no contexto do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, assumindo como eixo de análise a inter-relação dos procedimentos avaliativos com diferentes concepções de língua, texto e erro. Conclui que, embora nas duas últimas décadas, um número expressivo de estudos na esfera da linguagem trate as práticas educacionais da Língua Portuguesa segundo os fundamentos da lingüística textual e discursiva, a avaliação da redação escolar é, via de regra, realizada tão somente em função do produto e de aspectos estruturais da língua, privilegiando uma perspectiva somativa. Palavras-chave: língua materna; avaliação formativa; avaliação somativa; avaliação de redações.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
MARCUSCHI, Elizabeth. AVALIAÇÃO DA LÍNGUA MATERNA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 26, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2264. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).