JORNALISMO IMPRESSO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E A REIVENÇÃO DO REAL SOB A ORDEM DO DISCURSO
Resumen
Estabelecidas as regras de formações discursivas é o olhar sobre o mundo e os lugares dos sentidos que consagram o discurso. Entram em cena, então, as formações ideológicas. São elas que mostram quem é o sujeito, de onde ele fala, em que tempo ele está inserido. É no discurso, emoldurado pelas formações discursivas que se materializam as formações ideológicas e, por conseguinte, a identidade do sujeito-jornalista e suas diferentes posições. Os discursos jornalísticos não surgem do nada e não se perfazem somente pelo fato ou fenômeno social, este é o estímulo para a recriação de um dizer ou do silêncio pré-constituído na história, na memória social e em um determinado lugar e tempo. Ele é proferido dentro de formações sociais específicas que perseguem e cercam o dizer, explicitando as formações ideológicas do sujeito-jornalista. Palavras-chave: discurso jornalista, sujeito, formação social.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
CERQUEIRA, Laerte; LUCENA, Ivone Tavares de. JORNALISMO IMPRESSO: MEMÓRIA, HISTÓRIA E A REIVENÇÃO DO REAL SOB A ORDEM DO DISCURSO. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 27, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2299. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).