A PAISAGEM NA PRODUÇÃO LETRADA ROMÂNTICA: ARTIFÍCIO E NATUREZA / The landscape in the romantic literate production: artifice and nature
Resumen
O objetivo da presente consideração é demonstrar como o topos “cenas da natureza” em ficçãode prosa e de poesia e no discurso da historiografia literária expressa na produção letrada românticabrasileira, constitui-se, por um lado, em desdobramentos da tradição da pintura depaisagem, notadamente ligada ao gênero histórico dos relatos do Novo Mundo e, por outro, emapropriações e elaborações modernas da paisagem tropical provindas dos viajantes naturalistasAlexander von Humboldt e Ferdinand Denis. Movido por tal hipótese, este artigo examina orendimento expressivo das “cenas de origem” e de uma “poética da história” quando, na produçãoem questão de Gonçalves de Magalhães, de Gonçalves Dias e de José de Alencar, a naturezatropical e o índio figuraram o sentido da autenticidade americana. Para tanto, este artigo demonstracomo a reinvenção poética da natureza pelos românticos termina por vincular o problema históricoda origem à representação teatral da paisagem, reunindo o artifício e a natureza para aarte do “gênio” nacional.Palavras-chave: Cenas; Natureza; Romantismo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Cómo citar
PINTO, Lúcia Ricotta Vilela. A PAISAGEM NA PRODUÇÃO LETRADA ROMÂNTICA: ARTIFÍCIO E NATUREZA / The landscape in the romantic literate production: artifice and nature. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 34, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/2404. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
ARTIGOS
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).