DÊIXIS E PRAGMÁTICA: UM ESTUDO DA LINGUAGEM EM CONTEXTO / DEIXIS AND PRAGMATICS: A LANGUAGE STUDY IN CONTEXT

Autores/as

  • Suelene Silva Oliveira
  • Franklin Oliveira Silva

Palabras clave:

Dêixis. Referenciação. Pragmática.

Resumen

RESUMO

O trabalho “Dêixis e pragmática: um estudo da linguagem em contexto” tem como objetivo geral verificar os fenômenos dêiticos numa perspectiva pragmática. Primeiramente, definimos dêixis e abordamos noções gerais dos processos referenciais. Em seguida, com base em pesquisas de alguns teóricos, dentre os quais destacamos Levinson (2007), Fillmore (1971) e Cavalcante (2000, 2001, 2005 e 2008), apresentamos a tipologia da dêixis e suas funções. Por fim, há uma análise na qual verificamos os casos de dêiticos temporais e espaciais que possuem um caráter híbrido (apontam e retomam) e, em destaque, as ocorrências em que o elemento dêitico, embora não mencionado por meio de uma expressão marcada no enunciado, é recuperado mediante processo de cooperação entre os participantes da situação comunicativa.

ABSTRACT

The work “Deixis and pragmatics: a language study in context” aims to verify the deictic phenomena in a pragmatic perspective. First, we define deixis and approach general concepts of referential processes. After, according to Levinson (2007), Fillmore (1971) and Cavalcante (2000, 2001, 2005 and 2008), we present the Deixis typology and its functions. In conclusion, there is an analysis in which we verify the cases of temporal and spatial deictics which have a hybrid character (point and return) and, in particular, the events in which the deictic element, although not mentioned by an expression marked in the linguistic utterance, is recovered through a process of cooperation between the participants in the communicative situation.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-02-13

Cómo citar

OLIVEIRA, Suelene Silva; SILVA, Franklin Oliveira. DÊIXIS E PRAGMÁTICA: UM ESTUDO DA LINGUAGEM EM CONTEXTO / DEIXIS AND PRAGMATICS: A LANGUAGE STUDY IN CONTEXT. Revista de Letras, [S. l.], v. 2, n. 36, 2018. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/31257. Acesso em: 22 nov. 2024.