O ECOSSISTEMA LINGUÍSTICO CATALÃO E OS DISCURSOS CONTRÁRIOS À REVITALIZAÇÃO
Resumen
A revitalização de uma língua minorizada no quadro de Estados de tradição e vocação unitarista provoca discursos reativos contrários. É o caso da Espanha e as línguas que, nas últimas décadas, iniciaram um processo revitalizador, como o catalão. O texto pretende apresentar algumas das principais linhas discursivas contrárias à revitalização e mostrar que, com frequência, são ideologias diversófobas, isto é, que consideram a diversidade linguística como um problema, e também hierarquizadoras, no sentido de que afirmam a superioridade de certas línguas. Uma perspetiva
ecolinguística situa-se no polo contrário: é diversófila e igualitarista.
Palavras-chave: Revitalização. Catalão. Ideologias linguísticas. Preconceitos linguísticos.
Ecolinguística.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).