HORACIO QUIROGA: APROXIMAÇÕES ENTRE A TRANSCULTURAÇÃO NARRATIVA E A ECOLINGUÍSTICA NA ANÁLISE DO DISCURSO LITERÁRIO
Resumen
Este artigo busca analisar o conto “Os desterrados”, do contista uruguaio Horacio Quiroga, através da aproximação do conceito de transculturação narrativa conforme Ortiz (2002) e, posteriormente, Rama (2001) com a Ecolinguística segundo Couto (2007), enfatizando a maneira pela qual, dentro do universo narrativo, as dimensões naturais, mentais e sociais dos personagens literários articulam-se com seu espaço e seu tempo, a selva missioneira da Argentina na virada do século XX. Para esta análise, também utilizaremos o conceito de “território” dentro de seu caráter polissêmico de “território cultural”, tomado de empréstimo da Geografia segundo Haesbaert. A conclusão destas aproximações é que o ideal do bom selvagem que vive em equilíbrio total com seu meio não tem espaço na América de Quiroga. A natureza, em suas obras, relaciona-se diretamente com o reino do inumano, dos instintos opostos à razão, das expressões de violência não monopolizadas pelo estado, da violência e brutalidade em seu estado ancestral. Assim, seja entre o que se convencionou chamar de “civilização” ou “barbárie”, a identidade dos personagens fronteiriços molda-se a ferro e fogo, no confronto e na resistência (ainda que infrutífera) ao ambiente e dentro de seus específicos ecossistemas sociais.
Palavras-chave: Ecolinguística. Horacio Quiroga. Transculturação narrativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).