O PAPEL DA LITERATURA NA BNCC: ENSINO, LEITOR, LEITURA E ESCOLA

Autores/as

  • Sarah Ipiranga

DOI:

https://doi.org/10.36517/revletras.38.1.9

Resumen

Em 2018, foi homologada a Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. Seguindo a tendência dos PCN, que nortearam a educação a partir de 1999, a BNCC privilegia o aporte do ensino nos critérios de competência e habilidades, que são a base geradora de elaboração do documento. Dentro das áreas em que se divide a estrutura curricular (Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), a literatura permanece, na primeira área referenciada, como um campo de atuação (campo artístico-
-literário). Das quase 600 páginas do documento da BNCC, quatro são dedicadas à literatura, o que evidencia o papel menor que vem sendo dado ao seu ensino desde 1999. Entre recomendações de como preparar e formar o leitor, num processo contínuo de educação literária, a BNCC apresenta questões gerais, certamente importantes, no entanto se exime de construir uma lista mínima de conteúdos. Este artigo pretende estudar a configuração proposta pela BNCC para o ensino de literatura (concepção e objetivos), o perfil de leitor construído e as mudanças impostas pela descentralização de conteúdos.

Palavras-chave: BNCC. Ensino de literatura. Educação literária.

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Publicado

2019-06-03

Cómo citar

IPIRANGA, Sarah. O PAPEL DA LITERATURA NA BNCC: ENSINO, LEITOR, LEITURA E ESCOLA. Revista de Letras, [S. l.], v. 1, n. 38, p. 106–114, 2019. DOI: 10.36517/revletras.38.1.9. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revletras/article/view/60020. Acesso em: 25 nov. 2024.