A MODALIDADE FACULTATIVA NO PORTUGUÊS DO CARIRI: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO-FUNCIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.38.2.6Resumen
A modalidade facultativa está ligada às noções de condições físicas/circunstanciais, habilidades e capacidades (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008). Com base nos pressupostos da Gramática Discursivo-Funcional (HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), objetivamos descrever e analisar as possíveis relações existentes entre os tipos de modalidade facultativa e seus meios de expressão no português falado no Cariri, tendo em vista os elementos do Componente Gramatical, mais especificamente os relativos aos Níveis Representacional e Morfossintático. Para isso, utilizamos uma amostra do corpus do PROFALA, referentes à fala do cearense, composto por 60 entrevistas do tipo DID. Após a análise quali-quantitativa, chegamos aos seguintes resultados: (i) o alvo de avaliação mais recorrente foi o ‘orientado-para-oparticipante’, em 97,6% dos casos; (ii) a ‘modalidade facultativa orientada-para-o participante” relaciona-se ao subtipo ‘adquirida’; (iii) os meios de expressão mais usado para manifestação da ‘modalidade facultativa orientada-para-o-participante’ foram os verbos ‘poder’, ‘saber’ e conseguir’. Por fim, com a discussão dos resultados finais encontrados, esperamos contribuir com a descrição e análise da modalidade facultativa no português do Cariri.
Palavras-chave: Gramática Discursivo-Funcional; Modalidade Facultativa; Português Falado no Cariri.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).