GRAMÁTICA, FUNCIONALISMO E ENSINO DE LÍNGUA
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.38.2.8Resumen
Com o objetivo de apresentar contribuições do paradigma funcionalista para o ensino de fatos gramaticais de língua portuguesa, propomos, neste trabalho, alguns modelos de exercícios com os verbos parecer, acabar, pegar e querer, que possibilitam a reflexão sobre língua portuguesa por meio de usos reais dessa língua. Para que esse objetivo pudesse ser alcançado, discorremos sobre diferentes conceitos de gramática e esclarecemos que compreendemos gramática como regularidade que estrutura o funcionamento da língua e que ensinar gramática é fazer com que o aluno reflita sobre esse funcionamento e compreenda a língua que tem. Esse conceito de gramática nos é apresentado pela abordagem funcionalista de linguagem, eleita para subsidiar nossa discussão. Dentre os temas de interesse do funcionalismo, e que nos deu subsídios para propor as atividades com os verbos, destacamos o paradigma da gramaticalização, compreendido como o processo pelo qual itens lexicais tornam-se gramaticais ou itens e construções já gramaticais tornam-se ainda mais gramaticais. Em outras palavras, gramaticalização é o processo de mudança linguística responsável pelo fazer-se da gramática.
Palavras-chave: funcionalismo, gramática, ensino.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).