LITERATURA E MULTILETRAMENTOS: ALIANDO O VERBAL E O VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.39.2.8Resumen
Diante de um mundo tão globalizado, que exige novos padrões de comportamento, em situações diversas de comunicação e de uso da linguagem, propor uma educação, especificamente, no ensino de literatura comprometida com a prática de letramento literário nas aulas de Língua Portuguesa, entrelaçando-a à luz da pedagogia dos multiletramentos, é um dos grandes desafios do professor do Ensino Fundamental, anos finais. Com isso, o presente artigo tem como objetivo promover o letramento literário na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos, buscando destacar as semioses na constituição de sentido do texto. Adotamos como metodologia a pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Como sugestões de atividades, utilizamos a sequência básica e o diário de leituras. Para embasamento teórico, apropriamo-nos das concepções de Cosson (2018a, 2018b), Machado (2005), Buzzo (2003), Rojo e Moura (2012), Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), dentre outros autores. Este trabalho foi aplicado em uma turma do Ensino Fundamental, anos finais, em sala de aula de 7º ano, na Rede Pública de Ensino de Fortaleza. No processo de leitura literária, o recurso semiótico potencializou a ressignificação do texto literário por parte do leitor.
Palavras-chave: Ensino da Literatura. Letramento literário. Multiletramentos.
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