CRITÉRIOS ANALÍTICOS DA DESQUALIFICAÇÃO DO OUTRO NA CONSTRUÇÃO DA POLÊMICA MIDIÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.1.2Resumen
As mídias de uma maneira em geral, fundadas no argumento do interesse público, orquestram e difundem incessantemente polêmicas das mais variadas naturezas. No entanto, essa polemização midiática tem favorecido críticas severas de diversos sujeitos inscritos em diferentes posicionamentos ideológicos, expressos pela desqualificação do outro. Diante desse fenômeno textual-discursivo, sob o viés dos estudos da Linguística Textual (LT), tentaremos responder à seguinte questão: quais são os critérios analíticos LT que evidenciam a desqualificação do outro na polêmica midiática? Mesmo sendo tão criticada pelos mais distintos atores sociais, a desqualificação do outro na polêmica midiática ocupa um lugar bastante privilegiado nas mídias em geral, insistindo em se manter recorrente no espaço público. Para dar conta dessa problemática, baseamo-nos nos construtos teóricos de Amossy (2017), que propõe um conceito de polêmica como modalidade argumentativa e a noção de desqualificação do outro, como propriedade dessa modalidade argumentativa, e nos critérios para a caracterização da desqualificação do outro obtidos através do resultado da pesquisa em andamento de Duarte (2021). Tal pesquisa tem apontado até o momento os seguintes critérios analíticos da desqualificação do outro à luz da LT: os processos de intertextualidade estrita e ampla (CARVALHO, 2018); as diferentes etapas da construção referencial (CUSTÓDIO FILHO, 2011; CAVALCANTE e BRITO, 2016; CAVALCANTE et al., 2020); a construção das marcas socioculturais de impolidez de Culpeper (2015); as estratégias de patemização de Charaudeau (2010, 2015); e o processo de persuasão estabelecido como um dos parâmetro definidores da modalidade argumentativa polêmica (DUARTE, 2021).
Palavras-chave: Desqualificação do outro. Polêmica. Mídia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).