O APELO INTERTEXTUAL COMO ESTRATÉGIA DE DESQUALIFICAÇÃO DO OUTRO EM POLÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.1.3Resumen
O presente trabalho surge a partir das discussões realizadas pelo Grupo de Estudos em Linguística Textual da UNILAB (GELT) e pelo do Grupo de Estudo em Linguística Textual da UFC (Protexto/UFC), e integra o projeto de pesquisa intitulado “Argumentação Polêmica em gêneros da mídia digital” (FUNCAP/CNPq, 2019-2020). Utilizando-nos da Teoria da Argumentação no Discurso, como propõe Amossy (2018), e amparando-nos nos métodos analíticos da Linguística Textual, definidos em Cavalcante (2016) e Macedo (2018), apresentaremos as análises de uma interação polêmica, em comentários/respostas veiculados em uma publicação de Guilherme Boulos, em seu perfil oficial no Twitter, associado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) - candidato à prefeitura de São Paulo em 2020, em contexto pandêmico do Coronavírus. A publicação e os comentários/respostas selecionados são desse período. Analisamos, a partir de levantamentos bibliográficos, como a intertextualidade é acionada para desqualificar a imagem do outro/adversário dentro da polêmica. Seguimos os estudos de Carvalho (2018), sobre intertextualidades amplas e estritas, para identificarmos nos comentários/respostas a utilização de processos intertextuais, como a alusão ampla e estrita, utilizadas como estratégias de desqualificação da imagem do outro. As constatações deste estudo contribuirão para mostrar como os sujeitos podem se utilizar da desqualificação do outro, dentro da modalidade argumentativa polêmica, a partir das estratégias textuais, como a intertextualidade.
Palavras-Chave: Argumentação. Linguística textual. Intertextualidade. Polêmica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).