PLANOS DE TEXTO, INTERAÇÃO E SEQUÊNCIAS TEXTUAIS DIALOGAIS
INTERFACES NO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.36517/revletras.41.1.7Resumen
Este artigo visa apresentar uma reflexão sobre planos de texto de aulas teóricas remotas, com foco na sequência dialogal, cujas perguntas propiciam a tão necessária interação para o aprendizado em meios digitais. O aporte teórico que embasa a discussão é formado pelos pressupostos da Linguística Textual, em sua abordagem da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011, 2019; MARQUESI, 2013, 2017, 2018, 2019). A análise de duas aulas destinadas, respectivamente, a um curso de Direito e a um curso de Letras, evidencia resultados que confirmam planos de texto conduzidos por sequências textuais dialogais, com perguntas que revelam diferentes funções, como: contextualizar, motivar, tematizar, justificar, inserir com clareza objetivos, definir, conceituar, fundamentar e promover a reflexão. As conclusões apontam para planos de texto em que o autor da aula, o professor, na busca de cumprir sua intenção comunicativa, faz combinações de perguntas que lhe permitam expandir o conteúdo da aula, trazendo vozes de outros autores, conduzidas por sua voz. Essas conclusões corroboram interfaces possíveis com as metodologias ativas (BACICH, MORAN, 2017; MARQUESI, AGUIAR, 2021; MARQUESI, SILVEIRA, 2015), cujos princípios se centram na aprendizagem interativa, autônoma e significativa.
Palavras-chave: Plano de texto; Sequência textual dialogal; Aulas remotas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).